Total de visualizações desta página

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Museu da PMPE

O Museu Histórico da PMPE foi instituído pelo Decreto nº 5.086, de 09 de junho de 1978, durante o governo do Exmº Sr. José Francisco de Moura Cavancanti, com o intuito de reunir e preservar amostras do acervo histórico da PMPE e deixá-las como legado às gerações futuras, como um importante culto ao passado.
As relíquias da corporação ficaram sem sede para serem expostas durante muitos anos, até que o Grupo Os amigos da Briosa, presidido pelo Sr. Cel RRPM Bezerra, grande historiador e escritor  dos assuntos da caserna pernambucana, juntamente com o então, Ten Cel PM Luís Aureliano, comandante do BPChoque, começaram a idealizar e delinear um espaço na sede do Batalhão de Polícia de Choque para oferecer aos militares e à população em geral, a oportunidade de conhecer como eram os uniformes, as viaturas, os armamentos e os aprestos antigos da PMPE.
Hoje, o museu está situado no prédio principal do BPChoque, sito à Rua Benfica, 198, Madalena. Sob a Coordenação do Subtenente RRPM Delmiro. A visitação está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00. É necessário, porém, fazer um agendamento com a 5ª Seção do Estado Maior Geral, responsável pela parte de comunicação da PMPE, através do telefone: 3181-1139. A entrada é gratuita.
Confira algumas fotos:
















Núcleo feminino do BPChoque é notícia nos jornais locais

O núcleo feminino do BPChoque, formado pela 1º Ten PM Lúcia Helena e as Sds Lourdes, Paula, Adriana e Fabiana Silva, foi procurado por uma equipe dos Diários Associados para realizarem uma entrevista. O jornalista Wagner Oliveira e a fotógrafa Teresa Maia estiveram na sede do BPChoque no início do mês de abril para conversar um pouco com as policiais militares e fotografá-las nas situações rotineiras da unidade.
Por estarem em gozo de férias, as Soldados Adriana e Fabiana Silva não participaram da entrevista.
O atual Comandante do Batalhão, Maj PM Walter Benjamim, também participou da conversa e expressou sua opinião sobre a presença feminina em uma das Unidades de elite da Polícia Militar de Pernambuco, dizendo que "Elas fazem os mesmos testes para chegar até aqui e participam das mesmas atividades. Elas não querem ser tratadas diferentemente dos homens."
O resultado pode ser conferido no Caderno Vida Urbana, do Diário de Pernambuco, publicado no dia 15 de abril do corrente ano (domingo), com o seguinte título: "As damas de ferro da tropa de choque", assim como, no Caderno Cidades, do Jornal Aqui PE, publicado no dia 21 de abril do corrente (sábado).
Confiram:



domingo, 15 de abril de 2012

terça-feira, 10 de abril de 2012

Apoio ao 19º BPM

No mês de março do corrente ano, por determinação do Sr. Cel PM Dantas, Comandante do Policiamento Especializado, teve início a Operação Corredor de Segurança, na qual o BPChoque apóia o 19º BPM no policiamento preventivo de alguns principais logradouros do Bairro de Boa Viagem: Av.  Domingos Ferreira e Av. Conselheiro Aguiar.
Confira as fotos:

Cb PM Jerônimo e equipe na esquina da Av. Conselheiro Aguiar com a Rua Tomé Gibson


BPChoque também é prevenção!