Total de visualizações desta página

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

BPChoque ministra instrução para efetivo do CREED

Haja vista a peculiaridade do serviço desempenhado pelos policiais militares lotados no Centro de Reeducação da Polícia Militar (CREED), aquela unidade prisional nos procurou para receber instruções sobre uso de tecnologias não letais e controle de distúrbios civis. 
Para tanto, nesta terça-feira, 27NOV2012, o Tenente PM Carvalho recebeu 30 (trinta) policias daquele Centro com o intuito de receberem tais instruções.
Confira as fotos:











Dando continuidade, o 1º Tenente Carlos Henrique recebeu mais uma turma de policiais do CREED para receber instruções sobre os conhecimentos inerentes ao policiamento de choque.




CHOQUE!!!!


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Instrução de Tecnologias Não-letais

Apesar das dificuldades, o Governo do Estado de Pernambuco vem tentando - alinhando sua conduta com o que preconiza A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e algumas normatizações internacionais sobre o uso da força pelas polícias, a exemplo do Código de Conduta para os Encarregados da Aplicação da Lei (CCEAL) e os Princípios Básicos para o Uso da Força e da Arma de Fogo (PBUFAF) - apresentar e oferecer às forças que primam pela segurança pública no nosso estado, equipamentos que impeçam o agente de segurança de partir da intimidação que causa a sua presença policial ostensiva e da verbalização, para o uso das armas de fogo (letais). É necessário que tenhamos outras alternativas menos que letais para que resolvamos o conflito com uma probabilidade menor de levar alguém a morte. Por isso a importância do uso das “Tecnologias Não-letais”. É o que há de mais moderno para segurança pública no mundo, além de estar de acordo com deliberações conclusivas de reuniões entre estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual fazemos parte.
Nessa perspectiva, na quarta-feira, 14/11/2012, finalizando a Disciplina de Uso Progressivo ou Diferenciado da Força, o Centro de Ensino Metropolitano (CEMET I), com o apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS), através da Comissão de Reaparelhamento, proporcionou aos alunos do Curso de Formação de Soldados uma instrução de Tecnologias Não-letais, ministrada pelo Capitão PM Bruno, com a participação da Tenente PM Lúcia Helena, ambos lotados no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Esta Unidade Especializada também auxiliou muito para o acontecimento da aula em questão, proporcionando aos futuros agentes de segurança pública o contato com agentes químicos, como o spray de pimenta, com as munições de elastômero, conhecidas como “balas de borracha”, a Pistola de impulsos eletromagnéticos, o gás lacrimogêneo e outros mais, demonstrando a preocupação do Estado de Pernambuco em instruir seus encarregados da aplicação da lei de acordo com o que existe de mais atual em Direitos Humanos.




O senso comum chama de tortura alguns comportamentos inerentes a nossa atividade de segurança pública, os quais são medidos de acordo com o nível do cidadão a ser abordado. Não esqueçamos a Terceira Lei de Newton que diz para toda ação, há uma reação, quando afirma: "A ação de um corpo sobre o outro corresponde sempre a uma reação igual e oposta que o segundo corpo exerce sobre o primeiro". Teoria condizente com os princípios essenciais do Uso Progressivo/Diferenciado da Força, dentre os quais se encontram a necessidade e, principalmente a proporcionalidade. Sem contar que não podemos esquecer que a Polícia Militar é o braço forte do Estado, somos necessários para a manutenção da democracia e para a garantia dos direitos fundamentais, como o direito à vida e à liberdade. Quem se lembra dos desconfortáveis momentos passados por quem vivenciou períodos de “greve” da PM no nosso estado? As pessoas tinham medo de sair às ruas, ir trabalhar ou ir à escola quando a polícia passou dias sem ir às ruas. De acordo com a nossa Carta Magna, a Constituição Federal, de 1988, produto e busca da democracia no Brasil, em seu artigo 144, às Polícias Militares cabe o policiamento ostensivo preventivo com vistas à manutenção da ordem pública. Nos casos em que não existe ordem, ou seja, onde está constituído o caos, a PM deve agir repressivamente buscando o restabelecimento da ordem. Para tanto, devemos nos pautar pelos princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade, além do respaldo dado pelo poder de polícia (artigo 78, do Código Tributário Nacional), o qual limita temporariamente o direito de particulares em benefício da coletividade. Não se trata de uma tarefa fácil, senhores (as). Observem que o policial se ausenta do seu lar com o intuito de proteger as famílias de várias outras pessoas.
Interessante é criticar e argumentar sobre o que se tem conhecimento.
Parabéns ao Exmº. Sr. Governador Eduardo Campos, ao Exmº. Sr. Wilson Damázio, Secretário de Defesa Social, ao Exmº. Sr. Coronel PM Luís Aureliano, Comandante Geral da PMPE, ao Ilmº. Sr. Tenente Coronel PM Ricardo Meireles, Comandante CEMET I, Ilmº. Sr. Tenente Coronel PM Walter Benjamin, Comandante do BPChoque, a todos (as) os (as) instrutores (as) da disciplina de Uso Progressivo ou Diferenciado da Força e aos alunos que estão tendo uma formação inovadora.
17NOV2012.

1º Ten PM Lúcia Helena

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Notícia publicada no Site da PMPE

Pela Soldado Karinne Pereira/5ª EMG/PMPE



 PMPE FAZ REUNIÃO VISANDO SEGURANÇA NO CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS



"Uma reunião marcada por definições de medidas operacionais e estruturais visando o policiamento que será lançado na partida Náutico X Sport, domingo, 16h, no estádio dos Aflitos, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, foi realizada na manhã desta segunda-feira (26). O encontro, que aconteceu no auditório do Batalhão de Choque, contou com a participação de representantes da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e Diretoria Integrada das Especializadas (Diresp), BPChoque, 13º BPM, CIPMoto, RPMon, Grande Recife Consórcio de Transportes, Polícia Civil, Dircon e representantes dos dois clubes, bem como da Assessoria de Comunicação Social da PMPE.
Algumas medidas já foram definidas para garantir a ordem pública e a segurança do torcedor dentro e fora do estádio. O objetivo é inibir o confronto entre as torcidas envolvidas no jogo, bem como outras ações como roubos de veículos nas imediações do estádio e ações de vandalismo contra o patrimônio público.

Para tanto será proibido o acesso do torcedor ao estádio com bebidas alcoólicas, fogos, sinalizadores, mastros de bandeiras, armas branca ou de fogo e vasilhames.

Vale ressaltar que os ingressos serão vendidos antecipadamente, sobretudo, os disponibilizados à torcida do Sport, que estarão à venda nas bilheterias da Ilha do Retiro, com o objetivo de evitar o confronto entre as torcidas na compra do bilhete no estádio do Náutico.

Uma nova reunião para definir outros detalhes referentes à segurança do jogo será realizada está semana, envolvendo os clubes, Federação Pernambucana de Futebol, Ministério Público e Polícia Militar. O objetivo é afinar as estratégias de policiamento para garantir a segurança do evento esportivo".
  

Torcedor, vá ao estádio em busca da paz e não da guerra.

CHOQUE!!!

RESPOSTA PARA PUBLICAÇÃO EM JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO / PE



Resposta do Comandante do BPChoque:



Bom dia, como de praxe logo pela manhã leio meu exemplar do Jornal do Commércio. Ao chegar na página de esportes para me atualizar sobre campeonatos ou eventos, me surpreendo com sua uma mensagem em vossa coluna em letras em negrito e uma foto. PM IGNOROU OFÍCIO.
Bem, entendo que a notícia era mesmo pra chamar atenção, e até aí não há nada demais desde que não se publique uma mentira. A PM, cite-se o BPChoque  recebeu sim um ofício, na verdade dois, um dos quais solicitava apoio da PM para escolta. A Unidade responsável pela escolta é a CIPMOTO (ROCAM - é a modalidade) e esta  contactou,  através de um telefone cedido no próprio documento, o responsável. De modo que o acerto foi de realizar a escolta de torcedores do time visitante, saindo do fórum da Joana Bezerra, até o estádio de futebol. Após mais de 40 minutos de espera e não havendo possibilidade de contato, o efetivo da CIPMOTO foi deslocado para próximo a Ilha do Retiro, aguardando alguma notícia. 
No outro dia, a continuação da violência se deu no centro da cidade ocorrendo de forma intempestiva. No entanto verificou-se, mais tarde que  haviam postado em sites de redes sociais a possibilidade de um encontro através de ameaças. Dessa forma não se pode atribuir a PM, seja através do BPCHOQUE ou CIPMOTOS ou Unidade de Área a responsabilidade pela VIOLÊNCIA GERADA PELAS TORCIDAS ORGANIZADAS. Destruindo patrimônio e ferindo pessoas que às vezes não tem nada haver com futebol. Notamos também que o DIÁRIO DE PERNAMBUCO, do qual apesar de não ser assinante, traz em sua capa de ontem, a indagação mais correta para o ocorrido, ensejando assim uma abordagem mais coerente sobre o tema.

           Atenciosamente,



  Walter Benjamin de Medeiros Filho - Ten Cel PMPE

Comandante do Batalhão Mathias de Albuquerque - Batalhão de Polícia de Choque.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"PMPE sorrindo pela vida"

O BPChoque, que ostenta em sua canção a denominação de "Vanguarda da Polícia Militar", mais uma vez é instrumento de inovação para a Corporação. Na última quarta-feira, 21 de novembro de 2012, uma equipe de dentistas chefiada pelo Tenente Coronel Dentista Ronaldo, juntamente com o Doutor Paulo César Oliveira Santos, Coordenador Estadual de Saúde Bucal, apresentaram ao efetivo do Batalhão de Polícia de Choque a proposta de um Programa de Saúde Bucal para os (as) membros (as) da Polícia Militar de Pernambuco. O "PMPE sorrindo pela vida" foi idealizado pela Capitã Dentista Fátima Ribeiro e é considerado um projeto inovador no Brasil. Sua ideia é obter um conhecimento epidemiológico de todos os policiais militares, por meio da perspectiva odontológica.
Além das autoridades acima citadas, participaram da apresentação do projeto, no auditório do BPChoque, o Major Cabral, Subcomandante desta Especializada, o Major Robson, P/1 da unidade, e a equipe de Dentistas do Centro Odontológico, composta pela Major Dentista Cristianne Macêdo, as Capitãs Dentistas Adriana e Carla Alessandra e  o Capitão Dentista André, além dos profissionais da área já citados.
Agradecemos a escolha da nossa unidade para o início do trabalho. Verificar cronograma de atividades para as demais unidades da PMPE.
A proximidade do CODonto à nossa tropa só engrandece a qualidade de vida dos nossos guerreiros choqueanos!
CHOQUE!!!




sexta-feira, 16 de novembro de 2012

BPChoque em Suape

Os problemas grevistas no Complexo de SUAPE vem requerendo a atuação do BPChoque no local, seja em protestos na Refinaria Abreu e Lima, Petroquímica ou Estaleiro Atlântico Sul. Nossa tropa sempre se faz presente nos momentos de crise dessas empresas.

VIOLÊNCIA (Foto do Jornal do Commercio de 15NOV2012)


RESPOSTA TÉCNICA POLICIAL (Foto do Diário de Pernambuco, 15NOV2012)

CHOQUE!!!!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

BPChoque participa da Corrida das Ladeiras de Olinda

O BPChoque vem se mostrando um exímio competidor nas diversas corridas realizadas na Capital e Região Metropolitana do Recife.
A última participação de peso foi na Corrida das Ladeiras de Olinda, onde o Soldado Alves, lotado neste BPChoque, mais uma vez se destacou. Agora sendo o 3º Colocado Geral da competição.
Parabéns, Alves!!!

CHOQUE!!!

Confiram as fotos:







Vale ressaltar que o Soldado Alves foi merecedor de vários outros troféus neste ano de 2012, como o de 1º lugar, entre os militares (masculino), na Corrida da Aeronáutica - ASA, e o de 2º lugar no Circuito SESI 10 Km.








BPChoque participa da Corrida do Fogo

O BPChoque teve grande representação na Corrida do Fogo, realizada no dia 21 de Outubro do corrente. Tal evento é organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar e teve como Campeão Geral, entre os militares, o Soldado Alves, lotado neste BPChoque. PARABÉNS, ALVES!! CHOQUE!!!
Confira algumas fotos do evento.











Despedida do Cap PM Walker e Palestra da PERNAMBUCRED

A última sexta-feira, 09NOV2012, foi marcada pela despedida do Cap PM Walker das fileiras desta Unidade Especializada e pela palestra ministrada pela PERNAMBUCRED, seguidos de um farto café da manhã para os Oficiais deste BPChoque.
Após 10 anos dedicados a esta Unidade de Elite, o Cap PM Walker alça vôo para a Corregedoria Geral da SDS. Um momento de saudosismo e agradecimento pelos serviços prestados por este Oficial ao Batalhão de Polícia de Choque. O Coronel PM Pacífico, ex-comandante e amigo do Cap Walker, se fez presente para desejar sucesso na nova missão abraçada. Boa sorte nessa nova etapa! Lembrando que nós saímos do BPChoque, mas o BPChoque não sai de nós! CHOQUE!!!
Entrega do "Choqueano Audaz" ao Cap Walker

Agradecimento

Na oportunidade, a Cooperativa de Crédito PERNAMBUCRED apresentou as vantagens dos funcionários públicos estaduais serem filiados a tal instituição financeira, assim como, proporcionou um café da manhã para todos os participantes do evento.