Total de visualizações desta página

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Policiais do BPChoque possuem capacitação em LIBRAS


Na última sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013, se formou a 1º Turma do Curso de LIBRAS para operadores em segurança pública. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Defesa Social (SDS), às 10h00.
25 profissionais da SDS, incluindo Polícia Militar, o Bombeiro Militar e Polícia Civil, e um professor de história concluíram com aproveitamento o primeiro Curso de LIBRAS voltado para o contexto da segurança pública.
Além dos formandos, várias autoridades participaram do evento, a exemplo do Gerente de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC), João Evangelista, do Chefe de Gabinete, Delegado Cláudio Borba, do Tenente Coronel do Centro de Ensino de Bombeiros, Luiz Filho, além de João Rocha representando SEAD, do Tenente Coronel Israel Barbosa, representando a Polícia Militar, do Major PM Geová da Silva Barros, Gerente de Integração e Capacitação (GICAP) da SDS, da Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mosana Cavalcanti, do Diretor Comandante da Guarda Municipal Romárico Gusmão, do Coordenador do Centro de Apoio aos Surdos (CAS), Professor Antônio Carlos, entre outros.
Nesse contexto, 04 (quatro) policiais militares lotados no BPChoque concluíram o citado curso. Fato digno de elogios tanto para os concluintes (Ten Lúcia Helena, Soldados Paulo, Thiago e Samuel), quanto para o Comandante da Unidade, Sr. Ten Cel PM Walter Benjamin, por ter liberado todos os participantes para frequentar o curso e também por ter cedido um espaço do batalhão para que as aulas pudessem ocorrer.
Na oportunidade, parabenizo também o Sr. Ten Cel PM Henrique Senna pela cessão de uma sala no Colégio da Polícia Militar para que a segunda fase do curso pudesse acontecer.

Parabéns a todos (as)!!

BPCHOQUE: presente, passado e futuro
OBS: A Sgt PM Tiné (foto) já serviu no BPChoque. E uma coisa é certa: O (A) policial pode sair do BPChoque, mas o BPChoque nunca sai dele (a).

É o BPChoque se atualizando na perspectiva da acessibilidade!!! 
CHOQUE!!!!

Confira a publicação no site da SDS:
http://www.sds.pe.gov.br/

2 comentários:

Capitã PM Lúcia Helena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Capitã PM Lúcia Helena disse...

Texto lido pela oradora da turma:

BOM DIA A TODAS E A TODOS!

QUANDO RECEBI O CONVITE PARA HOJE REPRESENTAR A NOSSA TURMA DO CURSO DE LIBRAS PARA OS FUNCIONÁRIOS DA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL E SEUS ÓRGÃOS OPERATIVOS, PASSEI BASTANTE TEMPO ME PERGUNTANDO COMO ME POSICIONAR. DEPOIS DE MUITO PENSAR, CONSIDEREI SER MAIS FÁCIL FALAR SOBRE A MINHA HISTÓRIA QUE, CREIO, NÃO DEVE SER TÃO DIFERENTE DOS DEMAIS.
INICIEI O CURSO DE LIBRAS A CONVITE DA CABO PM MARMA PELO FATO DO MESMO ESTAR PROGRAMADO PARA SER SEDIADO NO BATALHÃO DE CHOQUE, UNIDADE ONDE SIRVO ATUALMENTE. POR ACHAR UM CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA NÓS QUE TRABALHAMOS COM SEGURANÇA PÚBLICA, DECIDI ACEITAR E PARTICIPAR DAS AULAS NO BPCHOQUE.
AS DIFICULDADES FORAM GRANDES. AFINAL, NÃO É FÁCIL “ABANDONAR” AS DIVERSAS TAREFAS QUE TEMOS NO NOSSO SETOR DE ATUAÇÃO, SEJA SDS, LEI SECA, BOMBEIRO MILITAR, GBMAR, GBAPH, ÓRGÃOS DA POLÍCIA CIVIL, COMO O INSTITUTO TAVARES BURIL, E UNIDADES DA POLÍCIA MILITAR, A EXEMPLO DO 6º BPM, DO BPCHOQUE E DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR.
A NECESSIDADE DO SERVIÇO, O CANSAÇO NAS HORAS DE FOLGA, A IMPORTÂNCIA DO PJES, A DISTÂNCIA DO LOCAL DE INSTRUÇÃO, FORAM ALGUNS DOS EMPECILHOS QUE PRECISAMOS ENFRENTAR. MAS HOJE, 22 DE FEVEREIRO DE 2013, ESTAMOS AQUI NESTE AUDITÓRIO DA SDS COMEMORANDO A CHEGADA. O DESFECHO DE UMA JORNADA QUE NOS APRESENTOU A LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS, SABERES SOBRE A COMUNIDADE E A CULTURA SURDAS, PELOS QUAIS NOS APAIXONAMOS. PROCURANDO SERMOS PROTAGONISTAS E FACILITADORES DO QUE CHAMAMOS DE ACESSIBILIDADE.
ESSE MOMENTO FINAL PARA ALGUNS, TALVEZ MUITOS, SEJA APENAS UM COMEÇO. COMEÇO DE NOVOS CONHECIMENTOS QUE SERÃO ADQUIRIDOS SEJA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DOS SERVIDORES E EMPREGADOS PÚBLICOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO (CEFOSP), SEJA NO CENTRO DE APOIO AOS SURDOS (CAS), SEJA EM QUALQUER OUTRO ESTABELECIMENTO DE ENSINO.
GOSTARIA DE AGRADECER PRIMEIRAMENTE A DEUS PELA OPORTUNIDADE QUE ELE ESTÁ NOS DANDO DE ESTARMOS TODOS AQUI NESTA MANHÃ DE HOJE, AO SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL QUE SOLICITOU AOS COMANDANTES, CHEFES E DIRETORES A LIBERAÇÃO DE CADA UM DOS FORMANDOS AQUI PRESENTES PARA PARTICIPAREM DAS AULAS; AOS COMANDANTES, CHEFES E DIRETORES QUE ENTENDERAM A IMPORTÂNCIA DE TER EM SEUS QUADROS PROFISSIONAIS CONHECEDORES DA TEMÁTICA, ESPECIALMENTE AO COMANDANTE DO BPCHOQUE E DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR, TENENTES CORONEIS WALTER BENJAMIN E HENRIQUE SENNA, RESPECTIVAMENTE, POR CEDEREM ESPAÇO NAS SUAS UNIDADES PARA RECEBER TODOS OS ALUNOS DA TURMA E, CLARO, OS PROFESSORES; A CABO PM MARMA QUE SALTOU DE PÁRA-QUEDAS NA 3ª SEÇÃO DO BPCHOQUE E ME CONVENCEU FACILMENTE A FAZER O CURSO, ASSIM COMO, FOI AMIGA DE TODOS EM TODOS OS MOMENTOS DESSA ESTRADA; A TODOS E CADA UM DOS MEMBROS DA NOSSA TURMA, QUE POR MEIO DAS DÚVIDAS, DAS PERGUNTAS, DA VISÍVEL SEDE DE CONHECIMENTO, SUGARAM DOS PROFESSORES O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES. E, EM PARTICULAR, AOS PROFESSORES ANTÔNIO E PATRÍCIA QUE DEDICARAM PARTE DO SEU TEMPO PARA NOS TRANSMITIR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO APRENDIZADO DAS LIBRAS. PROFISSIONAIS COMPETENTES, CONHECEDORES, PACIENTES E DOTADOS DE UMA DIDÁTICA EFICIENTE E EFICAZ, A QUAL NOS CONDUZIU ATÉ ESTE MOMENTO TÃO ESPECIAL.
NÃO PODEMOS ESQUECER A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA THIAGO SILVA , ÚNICO ALUNO QUE NÃO É PROVENIENTE DO ÂMBITO DA SEGURANÇA PÚBLICA, MAS QUE EM SALA DE AULA PODERÁ SER UM MULTIPLICADOR E UM FACILITADOR NA PERSPECTIVA DA ACESSIBILIDADE. NÃO PODEMOS ESQUECER, TAMBÉM, TODOS OS DEMAIS PROFISSIONAIS DO INSTITUTO ENSINAR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL (IEDES). QUANTO AOS MOMENTOS DE APRENDIZAGEM, DAS MÚSICAS, DO NOSSO NATAL E DEMAIS COMEMORAÇÕES, DO INTERVALO E DO LANCHE, DAS PIADAS, ETC., COM CERTEZA NÃO IREMOS NOS ESQUECER...
PARABÉNS A TODAS E TODOS OS PERSONAGENS DESSA TRAMA. OBRIGADA!


RECIFE, 22 DE FEVEREIRO DE 2013



LÚCIA HELENA -1º TEN PM