Total de visualizações desta página

sábado, 11 de maio de 2013

Desagravo da PMPE à agressão de jornalista do JC

Confira o desagravo da PMPE à agressão de jornalista do JC, elaborada e publicada pela Assessoria de Comunicação Social, nos seguintes termos:


"Caros Senhores...
O jornalista Gilvandro Filho do Jornal do Commércio (gilvandro.filho@jc.com.br), que assina a coluna Repórter JC, publicou na edição desta sexta-feira (03) uma nota intitulada 'Mundo cão'. Tal nota feriu diretamente a dignidade de todos que fazem parte da família policial militar.
Diante das inoportunas palavras colocadas pelo referido jornalista, que em seu teor arrepia a história de integridade de uma instituição que no próximo dia 11 de junho completará 188 anos de serviços prestados à população pernambucana, a Assessoria de Comunicação Social da Polícia Militar de Pernambuco enviou nota resposta à redação do JC, no intuito de que fosse facultado à PMPE o legal e obrigatório direito de resposta, tendo o colunista em questão, na data de hoje (04), limitado-se a fazer referência a uma 'contestação dos termos usados (...)considerados desrespeitosos pela PMPE', o que não  pode ser considerado suficiente pela corporação, que utilizará todos os mecanismos possíveis para uma ampla divulgação de seu desagravo, até uma integral publicação da nota em resposta à injusta agressão.
Confira na íntegra a nota do colunista e a nota resposta enviada: 

Mundo cão
O que esperar de policiais militares que, 
aborrecidos com os latidos de uma cachorra,
resolvem calar o bicho a bala? E se eles, por
acaso, começarem a latir, o que se deve fazer?
Chamar a carrocinha?

NOTA RESPOSTA DA PMPE
ATT.: Jornal do Commércio / Repórter JC –  Gilvandro Filho 
         A Ambiguidade e a Polissemia, como recursos de linguagem, podem ser poderosos instrumentos de profissionais da imprensa, desde que seus usos atinjam um propósito maior – estar a serviço da informação, respeitando, sobretudo, as pessoas e as corporações de bem; com isenção e sem emoções desenfreadas.
         Em sua coluna de hoje (03Mai13) do Repórter JC, intitulada 'Mundo cão', infelizmente, o uso deste recurso foi desastroso. Quando você faz referência ao termo '(...) E se eles (policiais militares),
por acaso, começarem a latir (...)', suas palavras atingem além de seus leitores cotidianos; elas atingem, injustamente, quase vinte mil homens e mulheres de bem, trabalhadores incansáveis do dia-a-dia, e atingem também uma corporação quase bissecular, a partir de cuja presença (e  nesse caso, sem uma falsa ambivalência), as atividades de um Estado democrático se desenvolvem.
         No que diz respeito aos fatos propriamente ditos, e que deram origem ao indelicado comentário por parte desse colunista, as medidas imediatas foram adotadas pela polícia militar – os autores foram afastados de suas funções e das ruas, e responderão administrativamente por suas atitudes.
         Resta-nos, portanto, aguardar que igual postura seja adotada por essa coluna, a fim de que o legal e universal direito de resposta seja conferido a esta Polícia Militar de Pernambuco, com a publicação integral do teor desta Nota Resposta, de modo que o integrante da corporação tenha a oportunidade de ler, no mesmo espaço em que foi comparado a um cachorro, que o policial militar é um bravo servidor e, ainda que injustiçado em algumas situações, é essencial à vida em sociedade.        
                        Atenciosamente,                 
        ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
          POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO"

Opinião:
Muito bom o desagravo da PMPE e muito descabido o infeliz comentário veiculado por esse jornalista. Absurdo que um formador de opiniões desvaloriza de tal forma uma classe de pessoas que dão a sua vida em prol da sociedade pernambucana, inclusive ele (jornalista) e seus familiares. Em toda e qualquer profissão existem bons e maus profissionais, pois esses nada mais são que pessoas, e pessoas tem diferentes tipos de caráter. Daí a generalizar e ofender a todos, incluindo a grande maioria de excelentes profissionais que temos nas fileiras da nossa Corporação, é um despautério muito grande.
Espero que se retrate e que a nota seja devidamente publicada no jornal em questão.

CHOQUE!!!

Nenhum comentário: